Como “Fingir” Até Se Tornar Realidade: A Neurociência Por Trás da Mudança de Hábitos

Imagem
Você já ouviu alguém dizer: “Seja você mesmo”? Pois saiba que, muitas vezes, esse conselho só faz sentido depois que você já mudou. Quem você é hoje pode não ser mais do que um conjunto de hábitos antigos – e se eles não estão te levando aonde você quer chegar, talvez esteja na hora de adotar uma nova estratégia. Ao contrário do que se pensava, “fingir” – no sentido de agir como a pessoa que você deseja ser – pode ser um dos atos mais honestos e transformadores que você pode fazer por si mesmo. E a chave para isso está na neuroplasticidade. O Que É Neuroplasticidade? A Ciência da Mudança Cerebral Durante muito tempo, acreditava-se que o cérebro era um órgão rígido e imutável após a infância. No entanto, avanços na neurociência revelaram que o cérebro é dinâmico e capaz de se modificar continuamente – essa capacidade é chamada de neuroplasticidade. A palavra "plasticidade" vem do grego plastikós, que significa "capaz de ser moldado". A neuroplasticidade, portanto, é ...

COMO TER UM NAMORO SAUDAVEL

 COMO TER UM NAMORO SAUDAVEL

Se você está tentando viver sua vida de uma forma que honre a Deus, é natural que você queira um namoro que honre a Ele também. 

Para garantir que Deus seja uma parte importante de seu relacionamento com seu parceiro, escolha alguém piedoso, tente incorporar o amor de Deus na maneira como vocês tratam um ao outro e reservem tempo para adorar juntos todos os dias. 

Se vocês dois colocarem Deus em primeiro lugar, fortalecerão seu relacionamento com Ele enquanto constroem uma conexão profunda como casal.

Escolha um parceiro que valorize seu relacionamento com Deus tanto quanto você

Se você quer que Deus seja centro em seu relacionamento, você deve escolher alguém que seja apaixonado por seguir a Deus.

Antes de começar a namorar alguém, ore para que Deus o ajude a encontrar a pessoa certa. Não se deixe levar por suas emoções ou atração física – procure um parceiro que demonstre qualidades divinas como paciência, bondade e humildade.

Embora seja possível continuar a servir a Deus se você estiver namorando um descrente, será difícil realmente fazer de Deus o centro de seu relacionamento.

Data com a intenção de se casar.

 O namoro casual pode ser popular no mundo moderno, mas se você está tentando servir a Deus, deve procurar o parceiro que Deus escolheu como seu cônjuge. 

Namore alguém apenas se você o vir como um parceiro em potencial para toda a vida. Isso não significa que você tenha que se casar com a primeira pessoa que você namorar, é claro, mas gaste seu tempo avaliando criticamente se ela seria uma boa opção para você.

Por exemplo, você pode comparar seus valores, seus métodos de adoração e seus objetivos de longo prazo para garantir que você seja compatível.

Evite relações sexuais antes do casamento.

Quando você está namorando alguém por quem se sente atraído, pode ser difícil resistir à tentação de estar perto dele fisicamente. 

No entanto, Deus instrui Seus seguidores a esperar até o casamento para serem fisicamente íntimos.

Para ajudar a manter-se puro, estabeleça limites que ambos sintam que são seguros, honrosos e respeitáveis.

Por exemplo, você pode concordar que até se casar, você só vai beijar na bochecha.

Tente evitar atividades aparentemente inocentes que possam tentá-lo a ter pensamentos impuros, como sentar no colo um do outro ou fazer massagens um no outro.

Incorpore o amor descrito em 1 Coríntios 13:4-8

Uma das passagens mais conhecidas da Bíblia descreve o amor puro e é uma excelente descrição da maneira como você deve se esforçar para tratar seu parceiro em um relacionamento. 

Ele descreve o amor como paciente, esperançoso, confiante e altruísta. Tente viver de acordo com este exemplo ao construir um relacionamento saudável e centrado em Deus.

A passagem diz: "O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não desonra os outros, não é egoísta, não se irrita facilmente, não guarda O amor não se deleita com o mal, mas se alegra com a verdade. Ele sempre protege, sempre confia, sempre espera, sempre persevera. O amor nunca falha."

Mesmo que sua fé siga um texto sagrado diferente, você ainda pode usar este belo versículo como um lembrete de como tratar seu parceiro.

Confie em Deus e uns nos outros quando os tempos são difíceis.

Inevitavelmente, em um relacionamento, vocês terão que enfrentar lutas juntos. 

Estes podem ser argumentos porque você não concorda com as coisas, ou você pode ter que superar dificuldades e tristezas juntos como um casal. 

Não importa o que aconteça, não se voltem uns contra os outros. Confie que Deus cuidará de você e trabalhem juntos para encontrar a solução de Deus para qualquer problema.

Lembre-se, se você e seu parceiro se casarem, terão que enfrentar situações difíceis juntos ao longo de sua vida. Se você tiver dificuldade em trabalhar juntos quando estiver namorando, poderá ter dificuldade em estar na mesma página mais tarde também.

Evite situações em que você e seu parceiro possam ser tentados a pecar.

Se você quer que Deus seja o centro de seu relacionamento, é uma boa ideia que vocês dois evitem pessoas, lugares e situações em que possam ser tentados a fazer coisas que sabem que desagradam a Deus. 

Você pode já fazer isso sozinho, mas pode ser mais difícil quando você está namorando alguém e vocês dois estão tentando planejar coisas para fazer juntos.

Por exemplo, você pode optar por não participar de uma festa se suspeitar que haverá bebidas, ou pode evitar ir a clubes onde as pessoas tendem a dançar sugestivamente. Você pode sugerir outra atividade divertida, como ir a um jogo de futebol ou fazer um piquenique.

Você também pode evitar assistir a filmes ou programas de TV que contenham sexo explícito, violência ou linguagens inadequadas. Em vez disso, procure uma mídia saudável que o enriqueça ou eduque.

Passe tempo com outros casais piedosos. 

O namoro em grupo pode ajudá-lo a evitar a tentação de ser físico, mas também é uma maneira de fortalecer sua identidade em Deus, pois você estará cercado por outras pessoas que também O buscam.

Tente encontrar outro casal ou um grupo de colegas que tenham mais ou menos a mesma idade e passem tempo juntos regularmente.

Você pode optar por ter um culto em grupo semanal, fazer missões de serviço em equipe ou apenas sair e fazer coisas casuais, como grelhar, sair para comer ou praticar esportes.

Também pode ajudá-lo a fortalecer seu relacionamento se você encontrar mentores em sua igreja. Por exemplo, você pode se sentar com um casal que está casado há vários anos para perguntar a eles sobre alguns dos desafios que eles enfrentaram quando estavam namorando.

Continue crescendo seu próprio relacionamento com Deus.

Para que Deus seja central em seu relacionamento amoroso, Ele primeiro tem que ser o centro de sua própria vida. 

Passe um tempo todos os dias orando, lendo as escrituras e ouvindo o chamado Dele em sua vida. Isso ajudará a incentivar seu parceiro a se concentrar também em seu crescimento espiritual, o que beneficiará vocês como casal.

Tente reservar um tempinho todas as manhãs para um devocional. Ao começar seu dia com Deus como foco, será mais fácil mantê-lo em mente o dia todo.

Vão á igreja e participe de encontro de casais uns com os outros.

Mesmo que você e seu parceiro frequentem igrejas diferentes, tente fazer um esforço para ir à igreja um com o outro, pelo menos ocasionalmente. Ouvir a palavra de Deus e adorar juntos fortalecerá vocês como casal e será mais fácil fazer de Deus o centro de seu relacionamento.

Você também pode participar de outros eventos da igreja juntos, como jantares, grupos informais de oração ou atividades baseadas em serviço.

Revezem-se na igreja um do outro se ambos fizerem parte de comunidades religiosas diferentes.

Estude as escrituras juntos para se aproximar um do outro e de Deus.

Ao ler a palavra de Deus juntos, vocês podem encontrar direção como casal, e isso fortalecerá o sentimento de que Deus é o centro de seu relacionamento. Esse ato íntimo também o ajudará a se sentir mais próximo um do outro de maneira saudável e espiritual.

Tentem ler juntos um devocional diário ou se revezem escolhendo passagens que sejam significativas para vocês.

Vocês também podem participar de um estudo bíblico juntos.

Espero que tenha gostado das dicas. E que possa construir um relacionamento saudável com seu parceiro e que também agrade a Deus. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lições de Vida e Motivação no Filme "À Procura da Felicidade

Passo a Passo para Criar o Seu Mural da Vida Extraordinária

Quais São os Perigos da Internet para a Fé Cristã e Como Se Proteger?