Como “Fingir” Até Se Tornar Realidade: A Neurociência Por Trás da Mudança de Hábitos

Imagem
Você já ouviu alguém dizer: “Seja você mesmo”? Pois saiba que, muitas vezes, esse conselho só faz sentido depois que você já mudou. Quem você é hoje pode não ser mais do que um conjunto de hábitos antigos – e se eles não estão te levando aonde você quer chegar, talvez esteja na hora de adotar uma nova estratégia. Ao contrário do que se pensava, “fingir” – no sentido de agir como a pessoa que você deseja ser – pode ser um dos atos mais honestos e transformadores que você pode fazer por si mesmo. E a chave para isso está na neuroplasticidade. O Que É Neuroplasticidade? A Ciência da Mudança Cerebral Durante muito tempo, acreditava-se que o cérebro era um órgão rígido e imutável após a infância. No entanto, avanços na neurociência revelaram que o cérebro é dinâmico e capaz de se modificar continuamente – essa capacidade é chamada de neuroplasticidade. A palavra "plasticidade" vem do grego plastikós, que significa "capaz de ser moldado". A neuroplasticidade, portanto, é ...

O QUE É ANSIEDADE? COMO LIDAR COM A ANSIEDADE? QUAIS OS SINTOMAS DA ANSIEDADE? FAÇA DA ANSIEDADE O SEU MELHOR AMIGO



O QUE É ANSIEDADE

A ansiedade e os transtornos de ansiedade são um conjunto de doenças psiquiátricas marcadas pela preocupação excessiva ou constante de que algo negativo vai acontecer. Em especial durante as crises de ansiedade, as pessoas não conseguem se fixar no presente e sentem uma grande tensão, às vezes sem um motivo aparente. Esse problema pode manifestar sintomas físicos também, como sudorese e arritmia cardíaca.

A origem dos transtornos de ansiedade varia bastante de indivíduo para indivíduo. Eles podem, por exemplo, aparecer por desequilíbrios químicos do cérebro, pela falta de suporte familiar ou por traumas durante a infância ou na vida adulta. Ou por uma mistura de fatores.

8 DICAS DE COMO LIDAR COM A ANSIEDADE

A ansiedade, como sentimento, pode ser controlada se incorporamos alguns hábitos na nossa rotina, identificando alguns gatilhos que a desencadeiam e lidando com eles de forma a aliviar os danos do estado ansioso prolongado. 

As dicas a seguir vão ajudar você bastante nisso. Algumas delas parecem ser bem óbvias, mas costumamos não nos dar conta delas quando ansiosos. Portanto, leia com atenção cada uma das dicas e tente incorporá-las no seu dia a dia, tanto evitar e amenizar a ansiedade quanto para não deixá-la tomar proporções maiores. 

1. Procure entender seus pensamentos e sentimentos

Conversar consigo mesmo é um bom exercício. Sempre que sentir algo, procure entender o que originou aquele sentimento ou pensamento, para identificar quais as coisas relacionadas com tal estado emocional. 

2. Tome uma bebida relaxante e cuidado com as estimulantes

O café é bom para dar energia e um impulso extra pela manhã, aumentando o foco. Mas tomar café demais é prejudicial, pois é uma bebida que alimenta diretamente a ansiedade. Depois de certa hora, procure substituir o café por um chá de capim-cidreira, camomila ou erva-doce. É um hábito que vai fazer muito bem à sua saúde mental, promovendo mais relaxamento.

3. Não esqueça das atividades físicas

Encontre a sua atividade física preferida e pratique-a para aumentar a saúde do seu corpo e o seu bem-estar. Os exercícios ajudam no controle da ansiedade, pois auxiliam na liberação da tensão acumulada, proporcionando mais relaxamento e ritmos cardíacos mais brandos na hora de repouso. 

Pode ser caminhada, corrida, natação, academia, em casa ou ao ar livre: o importante é eleger uma atividade que você possa fazer por três vezes na semana. Os benefícios são gigantescos!

4. Encontre um hobby ou uma atividade prazerosa

Precisamos ter atividades que nos tragam relaxamento e interesse e uma dessas atividades pode vir através dos hobbies. Hoje, é possível encontrar e se aprofundar em uma série de hobbies através de vídeos no YouTube e grupos de discussão sobre o tema em diversos meios. Ache a sua atividade preferida e dedique-se a ela no seu tempo livre!

Caso ainda não tenha encontrado a sua, separe algum momento do dia ou da semana para fazer algo que você goste muito. Esse momento de relaxamento consigo mesmo é extremamente valioso.

5. Procure organizar sua rotina diariamente

A organização é a maior inimiga da ansiedade. Quando deixamos tudo organizado, sabendo exatamente o que temos de executar e onde procurar, tudo fica mais tranquilo. Caso contrário, você vai se sentir no meio de uma pilha de coisas para fazer que podem tomar proporções assustadoras, muito maiores do que realmente são. Procure colocar as coisas num papel ou cronograma para enxergar o tamanho real de seus afazeres.

Também é importante salientar que ser organizado não é querer que o mundo caiba na sua agenda. Imprevistos acontecem e você deve saber lidar com eles. Ser organizado não é ser controlador, busque conhecimento para contornar obstáculos que estão fora do seu controle.

6. Invista no autoconhecimento

Somos muito parecidos em muitas coisas, mas cada pessoa tem sua própria maneira de pensar e agir. Portanto, conhecer-se é fundamental. Não se espelhe nos outros para saber o que fazer. Olhe para si mesmo e aprenda sua própria maneira de reagir e lidar com as coisas. 

Assim, também é um bom método de encontrar quais são os seus gatilhos para ansiedade, ou seja, aquelas situações que podem indicar um estado ansioso. Dessa forma, você vai poder contornar essas situações com mais experiência e mudar alguns hábitos em prol disso.

7. Aprenda e controle a sua própria respiração

A respiração é um dos pontos mais importantes quando falamos de ansiedade. O controle da respiração tem a capacidade de induzir ou acabar com uma crise de ansiedade, de tão poderosa que é. Portanto, ao sentir que está em um ritmo respiratório muito acelerado, procure reduzir a intensidade da respiração, puxando-a para o abdômen e tirando aquela pressão de ar do peito. Inspire e respire profundamente, para conectar-se consigo mesmo e não se deixar levar pelo estado ansioso.

8. Desconfie de seus pensamentos negativos

Geralmente, a ansiedade traz consigo uma série de pensamentos negativos, de que as coisas vão dar errado e que o pior vai acontecer, mas muitas vezes, são só suposições superestimadas do próprio medo. 

Quando os pensamentos negativos invadirem a sua cabeça, desconfie deles e coloque-os na possibilidade real, sem ficar confabulando sobre o que poderá ser ou poderia ter sido.

ANSIEDADE NORMAL E TRANSTORNO DE ANSIEDADE

Podemos dizer que ambos tem alguns sintomas parecidos, ou seja, no estado ansioso e na ansiedade generalizada pode ser que alguma sensações sejam iguais.

Como por exemplo:

  • Dificuldade de se concentrar: Tanto uma pessoa no estado ansioso, como uma pessoa com transtorno de ansiedade tem dificuldade para se concentrar em alguma tarefa do dia a dia, por exemplo;
  • Irritabilidade: Ambos ficam com uma personalidade mais irritadiça, se incomodando com pouco;
  • Problemas para pegar no sono: Quem nunca passou uma noite toda em claro esperando por algo importante que vai acontecer no outro dia? As pessoas com o transtorno de ansiedade também se sentem assim, mas com maior frequência; Fadiga;
  • Inquietação: Caminhar de um lado para o outro, mexer pernas, fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo;
  • E não podemos nos esquecer ainda do sintomas físicos que a ansiedade pode trazer, como: Tensão muscular, tremedeira, taquicardia, dor de cabeça, náuseas e diarreia.

E qual é a diferença entre ansiedade e transtorno de ansiedade?

Agora que você já sabe alguns sintomas que ambos tem em comum é hora de saber as diferenças! Afinal, o que vai diferenciar uma pessoa em estado ansioso de uma pessoa com transtorno de ansiedade?

A primeira resposta para essa pergunta é: O motivo! Por exemplo, é natural quando estamos diante uma situação nova termos ansiedade, ou mesmo uma situação de perigo (por exemplo, fazer uma cirurgia, saber o resultado de um exame importante)!

Com certeza você pode lembrar de diversas situações novas ou importantes que te deixaram ansioso. Tudo isso é considerado natural, pois como  mencionamos, a ansiedade faz parte da nossa vida, e pode ser até mesmo visto como um sintoma ‘’normal’’ quando está presente em situações como as citadas.

Uma pessoa que tem ansiedade generalizada também vai ficar ansiosa em momentos como esses, mas além disso, a ansiedade vai vir sem motivo aparente! Muitas vezes se você perguntar para essa pessoa o porque ela está ansiosa, ela não sabe responder. Qualquer momento a ansiedade pode ser manifestada, com ou sem explicação.

Dessa forma, enquanto as pessoas em estado ansioso apresentam sintomas somente por um período de tempo, a pessoa que tem ansiedade generalizada vai conviver com todos esses sintomas quase que diariamente, atrapalhando todos os aspectos de sua vida.


CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS INFORMAÇÕES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lições de Vida e Motivação no Filme "À Procura da Felicidade

Passo a Passo para Criar o Seu Mural da Vida Extraordinária

Quais São os Perigos da Internet para a Fé Cristã e Como Se Proteger?