Como “Fingir” Até Se Tornar Realidade: A Neurociência Por Trás da Mudança de Hábitos

Imagem
Você já ouviu alguém dizer: “Seja você mesmo”? Pois saiba que, muitas vezes, esse conselho só faz sentido depois que você já mudou. Quem você é hoje pode não ser mais do que um conjunto de hábitos antigos – e se eles não estão te levando aonde você quer chegar, talvez esteja na hora de adotar uma nova estratégia. Ao contrário do que se pensava, “fingir” – no sentido de agir como a pessoa que você deseja ser – pode ser um dos atos mais honestos e transformadores que você pode fazer por si mesmo. E a chave para isso está na neuroplasticidade. O Que É Neuroplasticidade? A Ciência da Mudança Cerebral Durante muito tempo, acreditava-se que o cérebro era um órgão rígido e imutável após a infância. No entanto, avanços na neurociência revelaram que o cérebro é dinâmico e capaz de se modificar continuamente – essa capacidade é chamada de neuroplasticidade. A palavra "plasticidade" vem do grego plastikós, que significa "capaz de ser moldado". A neuroplasticidade, portanto, é ...

Exemplos de mentalidade de crescimento vs. mentalidade fixa

Exemplos de mentalidade de crescimento vs. mentalidade fixa

Se há algo que devemos cultivar desde cedo, é a mentalidade de crescimento. Mais importante do que buscar riqueza, bens materiais ou status é desenvolver essa mentalidade.

Com uma mentalidade de crescimento, você certamente alcançará o que deseja. Essa mentalidade não só contribuirá para uma vida mais plena e satisfatória, repleta de felicidade e alegria, mas também abrirá portas para que você conquiste tudo o que almeja.

Muitos de nós não sabemos o que é uma mentalidade de crescimento ou como desenvolvê-la. Eu mesmo só descobri esse conceito recentemente, mas sou grato por ter feito isso ainda na casa dos 20 anos.

Na escola, não aprendemos sobre isso e, muitas vezes, não temos exemplos ao nosso redor que ilustrem o que é uma mentalidade de crescimento. Assim, muitos ficam presos a uma mentalidade fixa, repetindo ciclos sem fim, sem se desafiar, tentar coisas novas ou aprender, acreditando que não têm capacidade para isso.

Dizemos frases como “Não consigo”, “Isso não vai funcionar para mim” ou “Não tenho talento suficiente” antes mesmo de tentar. No entanto, esses são apenas mitos que perpetuamos em nossa mente.

Portanto, hoje, neste post, quero desmistificar algumas dessas crenças limitantes e convidar você a adotar uma mentalidade de crescimento a partir de agora.

Mentalidade de crescimento vs. mentalidade fixa 

Pessoas com uma mentalidade de crescimento acreditam mais na sua capacidade de aprender e perseverar do que em um talento ou potencial inato. Elas valorizam o trabalho duro e o esforço contínuo como chaves para o sucesso. Mesmo quando enfrentam dificuldades, acreditam que, através da prática e da dedicação, podem se tornar competentes em qualquer área.

Por outro lado, pessoas com uma mentalidade fixa acreditam que o talento e as habilidades são inatos e imutáveis. Elas tendem a pensar que não têm a capacidade de melhorar ou crescer, pois estão presas à crença de que suas habilidades são fixas e não podem ser desenvolvidas.

Os termos "mentalidade de crescimento" e "mentalidade fixa" foram cunhados pela professora de psicologia da Universidade de Stanford, Carol Dweck, em seu livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso.

Ela afirma: “Por vinte anos, minha pesquisa mostrou que a visão que você adota para si mesmo afeta profundamente a maneira como você conduz sua vida. Pode determinar se você se torna a pessoa que deseja ser e se realiza as coisas que valoriza.”

Portanto, a pergunta que fica é: que mentalidade você está adotando em sua vida?

Claro, uma mentalidade de crescimento. 

Então, vamos entender mais claramente como uma mentalidade de crescimento e uma mentalidade fixa contrastam entre si nos exemplos. 

Exemplos de mentalidade de crescimento vs. mentalidade fixa

1. Exemplo de mentalidade de crescimento versus mentalidade fixa: sobre aprendizagem 

Mentalidade Fixa diz: “Não sou bom nisso e nunca serei bom nisso”

Pessoas com uma mentalidade fixa não se concentram em aprendizado e melhoria. Elas acreditam que possuem habilidades ou não, e que precisam nascer com um talento específico para ser bem-sucedidas, seja na música, nas artes ou em qualquer outra área.

Elas não reconhecem que é através do aprendizado e da prática que podemos aprimorar e desenvolver nossas habilidades. Para elas, talento e capacidade são fixos e imutáveis.

Em contraste, uma mentalidade de crescimento valoriza o processo de aprendizado e a melhoria contínua. Ela acredita que, com esforço, prática e dedicação, é possível desenvolver qualquer habilidade e alcançar o sucesso. Em vez de ver o talento como algo inato e fixo, aqueles com uma mentalidade de crescimento veem-no como algo que pode ser cultivado e aprimorado ao longo do tempo.

A mentalidade de crescimento diz: “Posso não ser bom nisso agora, mas com prática e esforço certamente posso aprender e melhorar”

Pessoas com uma mentalidade de crescimento acreditam que tudo pode ser aprendido e melhorado. 

Se você é ruim em matemática, você não diz: “Eu nunca serei bom em matemática”

Em vez disso, você diz: “Vou trabalhar duro e com a prática certamente serei bom nisso”.

Uma citação que me vem à mente e que ficou no meu coração por muito tempo é a de Gandhi:

“Se eu tiver a crença de que posso fazer algo, certamente adquirirei a capacidade de fazê-lo, mesmo que eu não a tenha no início” - GANDHI

Acredito que este seja o exemplo mais verdadeiro de ter uma mentalidade de crescimento. 

Não importa se você sabe algo agora ou não. Não importa se você é perfeito nisso agora ou não. O que importa é sua determinação em querer aprender e melhorar. 

Se você quer ter uma mentalidade de crescimento, esteja disposto a aprender. 

Exemplo de mentalidade de crescimento vs. mentalidade fixa: Sobre fazer coisas novas

A mentalidade fixa diz: “Mas eu nunca fiz isso antes, então não posso fazer isso” 

Quantas vezes já ouvimos essa frase e ainda acreditamos que precisamos ser perfeitos desde o início ou saber tudo antes de começar? À medida que envelhecemos, muitas vezes não nos aventuramos além do que já conhecemos.

Essa é uma das principais razões pelas quais a vida pode se tornar monótona, estagnada e desinteressante. Com uma mentalidade fixa, ficamos presos na ideia de que não saber algo é um fracasso e que esse estado não pode ser mudado através do aprendizado e da prática.

Uma mentalidade fixa nos impede de sair da nossa zona de conforto e, se continuarmos com essa mentalidade, certamente nos depararemos com arrependimentos no final da vida, pensando: "E se eu tivesse tentado isso?", "E se eu não tivesse me importado tanto com o fracasso?", "E se eu tivesse me aventurado mais?"

Em contraste com isso, aqui está o que ter uma mentalidade de crescimento significa: 

A mentalidade de crescimento diz: “Isso é algo novo, mas posso tentar e ver como pode ser feito”

“Se eu nunca tentar, nunca saberei”

Adotar uma mentalidade de crescimento é, de certa forma, abraçar o não saber. 

Se você deseja crescer, precisa aceitar o desconhecido, lidar com a incerteza e estar disposto a correr o risco de parecer um tolo. A verdadeira expansão e aprendizado acontecem quando saímos da nossa zona de conforto e nos permitimos explorar novas possibilidades, mesmo sem garantias de sucesso imediato.

Não saber é o começo de toda descoberta. 

Os irmãos Wright não sabiam como construir um avião. O melhor nadador não sabia nadar. T. Edison não sabia como criar uma lâmpada.

Se eles tivessem permanecido na zona de conforto e pensado: “Mas eu não sei como fazer isso?”, talvez nunca tivéssemos aviões, eletricidade e muitos dos confortos que desfrutamos hoje.

O mesmo se aplica às coisas que tememos ou achamos que não conseguimos fazer bem agora. A verdadeira inovação e progresso surgem quando enfrentamos o desconhecido e nos desafiamos a crescer, mesmo sem ter todas as respostas desde o início.
  • Você PODE ser bom em falar em público
  • Você PODE ser bom em matemática 
  • Você PODE ser bom em escrever.
  • Você PODE estar confiante.
  • Você PODE SER qualquer coisa e PODE FAZER qualquer coisa. 

Mentalidade de crescimento vs. Mentalidade fixa: sobre falhas e obstáculos 

Ninguém gosta de falhar e todos gostaríamos de ter sucesso na primeira tentativa. No entanto, fracassos e obstáculos são uma parte inevitável da vida. Nenhum sucesso verdadeiro foi alcançado sem enfrentar desafios.

São essas lutas que tornam o sucesso e a realização de metas muito mais gratificantes quando finalmente os alcançamos. A maneira como enfrentamos obstáculos e fracassos é o que determina a direção que nossas vidas tomarão e como conduziremos nosso caminho.

Enfrentar desafios e aprender com os fracassos molda nosso crescimento e nos prepara para alcançar novas alturas.

A mentalidade fixa diz: “Eu falhei. Não posso fazer isso de novo. É uma pena”

Algumas pessoas desistem facilmente, nunca mais tentam e esperam perfeição desde o início. Quando enfrentam falhas, não se levantam novamente. 

Pior ainda são aquelas com uma mentalidade fixa que dizem: “É muito difícil... por que eu deveria me preocupar?”

“Não vale a pena tentar... vai levar muito tempo”

“Eu sei que vou falhar, então por que tentar?” 

“Eu nunca vou conseguir isso”

Enquanto,

A mentalidade de crescimento diz: “Não tive sucesso dessa vez... E daí? Mas ainda assim, não estou desanimado” 

“Quero ver o que acontece se eu não desistir”
“Vou tentar isso só por diversão”
“Quero ver o que vou aprender ao longo do caminho”

Eles sabem que não há vergonha em falhar, mas pode haver muita vergonha em não tentar ou tentar novamente. 

Pessoas com uma mentalidade de crescimento estão determinadas a tentar e persistir até conseguirem.
 
Embora possam se sentir desanimadas como qualquer ser humano, nunca desistem apenas por perder a esperança. Em vez disso, elas aprendem com cada contratempo, identificam áreas para melhorar e continuam avançando com a certeza de que o esforço e o aprendizado levarão ao sucesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lições de Vida e Motivação no Filme "À Procura da Felicidade

Passo a Passo para Criar o Seu Mural da Vida Extraordinária

Quais São os Perigos da Internet para a Fé Cristã e Como Se Proteger?